segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Estudo revela prescrição e uso inadequado de antimicrobianos no Sul do Brasil


É crescente a preocupação mundial com o uso racional de antimicrobianos. Diversos estudos têm apontado o uso inadequado desse tipo de medicamento, até mesmo em situações em que estes não se aplicam, como infecções de origem viral. Com foco nessa questão, pesquisadores das universidades Federal do Rio Grande, da Região da Campanha e do Vale do Rio dos Sinos, as três do Rio Grande do Sul, resolveram descrever o perfil de prescrição de antimicrobianos, bem como suas principais indicações clínicas, em cinco unidades básicas de Saúde da Família na cidade de Bagé, avaliando também suas diferenças sazonais.

Os resultados, publicados em artigo da revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, evidenciaram a falta de um padrão de prescrição, o que contraria as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “O uso abusivo e indiscriminado desses medicamentos pode levar à emergência e ao aumento da resistência microbiana”, alertam os pesquisadores. “O seu crescimento acarreta dificuldades no manejo de infecções e contribui para o aumento dos custos do sistema de saúde, pois com a ineficácia dos antimicrobianos essenciais são necessários tratamentos com novos medicamentos desse tipo, geralmente mais caros”.

Para o estudo, foram analisados 4.110 atendimentos nos meses de julho de 2005 (inverno) e janeiro de 2006 (verão), sendo a prevalência de prescrição de antimicrobianos foi de 30,4% e 21%, respectivamente. Dessas consultas, 70% apresentaram prescrições médicas com uma média de 2,9 medicamentos em cada uma, valor considerado alto pela OMS e que revela tendência a polimedicação. “Tendo em vista que, no Brasil, os medicamentos ocupam primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações em seres humanos e o segundo lugar nos registros de mortes por intoxicação, e que apenas 50% dos pacientes, em média, tomam corretamente seus remédios, os problemas são agravados quanto maior for o número utilizado”, esclarecem os pesquisadores, com base em dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fiocruz.

FONTE: FIOCRUZ

Nenhum comentário: