sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Brasil vai produzir genérico contra a Aids em 2009


O Ministério da Saúde (MS) anunciou o resultado positivo nos testes de biodisponibilidade do anti-retroviral Efavirenz nesta quarta-feira (17). Isto significa que tanto o produto desenvolvido quanto o de marca têm o mesmo efeito. Em dezembro, terminarão os testes de estabilidade e o início da produção está prevista para o primeiro semestre de 2009. Estima-se que 80 mil pacientes sejam beneficiados com o medicamento.

A equipe do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz, que não obteve resultado satisfatório na primeira formulação, comemora agora o resultado positivo. Mesmo com adequações feitas no cronograma, a fabricação e o fornecimento do medicamento não ficarão comprometidos. Em outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) receberá o pedido de registro do medicamento.

O licenciamento compulsório foi decretado em maio de 2007. Depois de sucessivas negociações com a empresa detentora da patente, a Merck Sharp & Dohme, o MS não conseguiu uma redução do preço satisfatória. Então foi feita uma proposta para que a Merck praticasse o mesmo preço pago pela Tailândia, de US$ 0,65 para cada comprimido de 600 mg, enquanto o Brasil pagava a mesma empresa o valor de US$ 1,59. A equiparação não foi aceita pela Merck,que propôs uma redução de apenas 2%. A contraproposta foi considerada inaceitável pelo ministério.

FONTE: FIOCRUZ

Nenhum comentário: