terça-feira, 19 de agosto de 2008

Áreas de atuação do Farmacêutico

Você sabe o que faz um Farmacêutico?

Ele trabalha em uma das mais antigas profissões do mundo que, no entanto, ainda não é bem conhecida de todos nós. Ele é muito mais do que aquela pessoa de roupa branca, que presta orientação sobre o uso correto de medicamentos nos balcões das farmácias e drogarias. Mas lembre-se: é preciso certificar-se de que você realmente está sendo atendido por um profissional Farmacêutico, formado em curso superior. Você sabe o que faz um Farmacêutico?

Indústria

O medicamento que nutre a Saúde e traz o bem estar coletivo nasce após anos de estudos e é produzido pelas mãos do farmacêutico.

Análises Clínicas

Atrás dos resultado dos seus exames clínicos e laboratoriais (sangue, fezes, urina, etc.) - e também do controle da poluição ambiental (além dos exames toxicológicos para atletas e animais, como o antidoping, etc.) - há o trabalho de um farmacêutico.

Cosmética

Beleza e higiene são fundamentais para a nossa qualidade de vida. Saiba que tem Farmacêutico fabricando cada produto que você usa diariamente na sua pele e em seus cabelos. As substâncias curativas (para problemas de pele, couro cabeludo etc.) e também as indicadas para tratamentos de beleza (prevenindo envelhecimento e corrigindo problemas, por exemplo) são da inteira responsabilidade do farmacêutico que, através de fórmulas, cria cientificamente todos esses produtos.

Farmácia Hospitalar

Todo o tratamento e a recuperação das pessoas dentro dos hospitais acontece sempre com um Farmacêutico junto ao paciente.

Alimentos

Desde a primeira refeição do bebê até a alimentação do vovô e da vovó (terceira idade), talvez você não saiba, mas há um farmacêutico presente controlando a qualidade dos alimentos para uma vida mais sadia.

Pesquisa Científica

Mais do que nunca desenvolvem-se em todas as áreas de atuação do Farmacêutico estudos para que surjam novas drogas (remédios), novas técnicas (bio-ensaios) e conhecimentos avançados sobre a vida do ser humano, tais como reações adversas e efeitos colaterais de medicamentos.

Vigilância Sanitária

O Farmacêutico da Vigilância Sanitária é o profissional que fiscaliza todas as áreas, desde o controle da matéria-prima que serve para fabricar medicamentos (produção) até a venda destes medicamentos, passando pelas Boas Práticas de Fabricação. Ele cuida de todas as etapas para que os mais diversos produtos cheguem até você com qualidade.

Farmacêutico: sempre presente onde a saúde é fundamental

Fonte: Portal Farmácia







Nenhum comentário: