segunda-feira, 25 de agosto de 2008

SISTEMAS E APLICATIVOS DO SUS


Em Sistemas e Aplicativos, estão estruturadas as opções para os principais sistemas de processamento de dados do DATASUS, com descrição sumária, principais objetivos e configuração mínima de equipamento para sua utilização. Informações adicionais podem ser obtidas através de nossos núcleos estaduais de fomento e cooperação técnica. 

A concepção de integração sistêmica dos produtos, base para a construção do Sistema Nacional de Informações em Saúde (SNIS), qualifica o avanço na produção e utilização das informações. 

É importante ressaltar que a gratuidade na distribuição dos produtos subsidia a construção de uma parceria na tarefa de informatização do SUS.

Dentre os sistemas e aplicativos existentes no SUS destacamos esses:

FONTE: DATASUS

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Significado do Brasão de Farmácia


1. DO BRASÃO

a) Taça: representa a cura.
b) Serpente: representa o poder, a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia.
c) A taça com a serpente nela enrolada:
É conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta a Antigüidade, sendo parte da mitologia grega.

A Lenda do Centauro

Chiron, o centauro.

Ao contrário da maioria dos de sua raça, caracterizados pela selvageria e violência, se dedicou aos conhecimentos de cura. Teve como um dos seus discípulos o deus Asclépio (também denominado Esculápio), ao qual ensinou os segredos das ervas medicinais. Asclépio se tornou o deus da saúde e tinha como símbolo um cetro com duas serpentes nele enroladas. Contudo, ele não utilizava seu conhecimento somente para salvar vidas, mas usava seu poder para inclusive ressuscitar pessoas. Descontente com a quebra do ciclo natural da vida, Zeus resolveu intervir.

Os deuses entraram então em batalha e Zeus acabou matando Asclépio com um raio. Com a morte de Asclépio, a saúde passou a ser responsabilidade de sua filha Hígia, que se tornou dessa maneira a deusa da saúde.

Hígia tinha como símbolo uma taça que com sua promoção foi adicionada por uma serpente nela enrolada. Essa serpente é, obviamente, uma representação do legado de seu pai. Assim o símbolo de Hígia da taça com a serpente se tornou, posteriormente, o símbolo da Farmácia.

Fonte:  Conselho Federal de Farmácia


Áreas de atuação do Farmacêutico

Você sabe o que faz um Farmacêutico?

Ele trabalha em uma das mais antigas profissões do mundo que, no entanto, ainda não é bem conhecida de todos nós. Ele é muito mais do que aquela pessoa de roupa branca, que presta orientação sobre o uso correto de medicamentos nos balcões das farmácias e drogarias. Mas lembre-se: é preciso certificar-se de que você realmente está sendo atendido por um profissional Farmacêutico, formado em curso superior. Você sabe o que faz um Farmacêutico?

Indústria

O medicamento que nutre a Saúde e traz o bem estar coletivo nasce após anos de estudos e é produzido pelas mãos do farmacêutico.

Análises Clínicas

Atrás dos resultado dos seus exames clínicos e laboratoriais (sangue, fezes, urina, etc.) - e também do controle da poluição ambiental (além dos exames toxicológicos para atletas e animais, como o antidoping, etc.) - há o trabalho de um farmacêutico.

Cosmética

Beleza e higiene são fundamentais para a nossa qualidade de vida. Saiba que tem Farmacêutico fabricando cada produto que você usa diariamente na sua pele e em seus cabelos. As substâncias curativas (para problemas de pele, couro cabeludo etc.) e também as indicadas para tratamentos de beleza (prevenindo envelhecimento e corrigindo problemas, por exemplo) são da inteira responsabilidade do farmacêutico que, através de fórmulas, cria cientificamente todos esses produtos.

Farmácia Hospitalar

Todo o tratamento e a recuperação das pessoas dentro dos hospitais acontece sempre com um Farmacêutico junto ao paciente.

Alimentos

Desde a primeira refeição do bebê até a alimentação do vovô e da vovó (terceira idade), talvez você não saiba, mas há um farmacêutico presente controlando a qualidade dos alimentos para uma vida mais sadia.

Pesquisa Científica

Mais do que nunca desenvolvem-se em todas as áreas de atuação do Farmacêutico estudos para que surjam novas drogas (remédios), novas técnicas (bio-ensaios) e conhecimentos avançados sobre a vida do ser humano, tais como reações adversas e efeitos colaterais de medicamentos.

Vigilância Sanitária

O Farmacêutico da Vigilância Sanitária é o profissional que fiscaliza todas as áreas, desde o controle da matéria-prima que serve para fabricar medicamentos (produção) até a venda destes medicamentos, passando pelas Boas Práticas de Fabricação. Ele cuida de todas as etapas para que os mais diversos produtos cheguem até você com qualidade.

Farmacêutico: sempre presente onde a saúde é fundamental

Fonte: Portal Farmácia